escandiel (1)

Sensei Wilson Jorge Escandiel é promovido à kodansha

Desde o sábado passado, o Rio Grande do Sul conta com mais um kodansha. O sensei Wilson Jorge Escandiel, então quinto dan, foi promovido durante a Super Copa Gramado, competição que homenageava o seu pai, Luiz Escandiel – que batizou o troféu entregue ao campeões do evento.

Aos 64 anos, o professor conta com mais de meio século de judô e é dono de uma técnica invejável, segundo o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação. “Ele tem um judô muito bonito, um dos mais bonitos do nosso Estado”, elogiou o dirigente, lembrando que Escandiel já era quinto dan há cerca de 15 anos.

Cação destacou a dedicação e a história de Escandiel à modalidade no Rio Grande do Sul. “Quando eu entrei no judô, em 1965, o Tatuzinho (apelido carinhoso do sensei Escandiel) já era faixa roxa. Ele tem um nome respeitado no judô, foi excepcional atleta e competiu até muito tarde.”

Atualmente, o novo kodansha gaúcho dá aulas na escola Caldas Júnior, da rede pública estadual, em Porto Alegre. Seus alunos competem em eventos da FGJ defendendo o GN União. Com a promoção de Escandiel, o judô gaúcho passa a contar com 20 kodanshas a partir de agora.

escandiel (2)

Escandiel e a diretoria da FGJ na sua graduação | Foto: Telma Cunha / FGJ

 

Posted in Notícias and tagged .

Deixe uma resposta