RS disputa o Brasileiro sub-18 neste fim de semana

Judô gaúcho conquista 10 medalhas no Meeting sub-18 e sub-21

O judô gaúcho fechou sua participação no Meeting Nacional sub-18 e sub-21 com oito atletas entre os três primeiros colocados de suas categorias. Anfitrião do evento, que ocorreu no ginásio do Colégio Santo Antônio, em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul foi representado por mais de 30 atletas de quatro equipes diferentes: GN União, Sogipa, Kiai e Judô Hunters. Cerca de 380 judocas de todo o país lutaram na Capital.

O Meeting faz parte do processo de formação das seleções brasileiras sub-18 e sub-21. A primeira etapa foi a Seletiva Nacional sub-18 e sub-21, que aconteceu em janeiro, em São Paulo, e classificou os oitos melhores judocas de cada categoria de peso para o Meeting. Além disso, a CBJ pôde fazer indicações técnicas, assim como as Federações estaduais de judô puderam indicar até 16 atletas (8 homens e 8 mulheres) para a disputa.

Além dos oito medalhistas, outros dois judocas gaúchos – Sofia Yantorno (Sogipa/48kg) e João Canello (GN União/81kg) – terminaram suas participações na quarta colocação. Diferente de outros torneios, o Meeting previa apenas um terceiro colocado.

No quadro geral, o Rio de Janeiro ficou na primeira colocação, seguido de São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O RS, no masculino, ficou na terceira posição.

Presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard celebrou a realização do Meeting em Porto Alegre e frisou que a capital gaúcha está de portas abertas para o judô: “Gostaríamos de agradecer a CBJ na pessoa do presidente Silvio Acácio Borges pela confiança no trabalho desenvolvido pela FGJ, que oportunizou que nós participássemos e realizássemos esse grandioso evento, muito importante do calendário nacional. Foi um prazer receber todos os atletas, bem como os treinadores e familiares”, afirmou.

“A gente espera que o nosso próximo evento aqui, a Seletiva Nacional Paris-2024, seja também um sucesso”, complementou o dirigente. A seletiva está marcada para novembro.

• MEDALHAS DO RS:

Sub-18
OURO: Yago Pereira (GN União/55kg), Vitor Fagundes (GN União/+100kg)
PRATA: Claiton Faria (GN União/66kg)
BRONZE: Maria Argemi (GN União/48kg) e João Canello (GN União/81kg)*

Sub-21
OURO:
PRATA: Henrique Gusmão (GN União/60kg), Felipe Bothomé (Kiai/81kg), Vitor Fagundes (GN União/+100kg)
BRONZE: Enya Pires (GN União/+78kg) e Sofia Yantorno (Sogipa/48kg)*

*Medalhistas de bronze na disputa, porém quarto colocados na competição.

• Acesse
QUADRO GERAL E RESULTADOS INDIVIDUAIS 

Fotos do evento aqui e aqui

Posted in Notícias and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta