Com recordes, Mundial de Tóquio inicia neste domingo

Com recordes, Mundial começa neste domingo

E chegou a hora do desafio mais aguardado da temporada: o Campeonato Mundial 2019. A competição inicia neste domingo, em Tóquio, berço sagrado do judô, e se estende ao longo de uma semana. O judô gaúcho atravessa o planeta e participa com oito atletas integrantes da Seleção Brasileira, um número recorde.

Este, aliás, é um Mundial superlativo. Serão 841 judocas de 147 países que passarão pelo histórico Nippon Budokan, palco que foi construído para a primeira participação do judô nos Jogos Olímpicos, em 1964. O local receberá a competição da modalidade no ano que vem, na próxima edição das Olimpíadas.

O Brasil terá 18 atletas ao todo. Do grupo fazem parte os sogipanos Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg); Ketleyn Quadros (63kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg).

Eles estarão junto a Eric Takabatake (60kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg); Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

“Será um grande Mundial, um grande evento com grau de dificuldade dificílimo, tão ou maior que os Jogos Olímpicos”, projeta o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, da Sogipa. Para a estreia, ele confia num bom momento de Felipe Kitadai: “O Kita é um atleta experiente e maduro. Está preparado para fazer uma grande competição”.

Programação

Kitadai vai para o tatame no primeiro dia de combates, no domingo – noite de sábado no Brasil. No dia seguinte é a vez de Cargnin. Na quarta, competem Ketleyn e Aléxia. Quinta é a vez de Portela e Macedo disputarem a medalha e, na sexta, de Gonçalves e Mayra – que tentará a se tornar a primeira brasileira tricampeã da competição.

O Mundial termina no domingo, dia 1º de setembro. Nesta data, haverá o torneio por equipes mistas, que reúne atletas de ambos os naipes.

Posted in Notícias and tagged , , , , , , , , .

Deixe uma resposta