Por meio do JudoCards, empresa Talento também ajudará professores gaúchos durante a pandemia

Professores criam cards para auxiliar no ensino da modalidade

Um projeto inovador, criado no Rio Grande do Sul, visa transformar as técnicas de judô em conteúdo lúdico e pedagógico. Criado pelos professores, Robson de Freitas Prade e Osvino Gonçalves Júnior, o “JudoCards” têm como objetivo auxiliar no aprendizado da modalidade, além de fomentar a integração tanto entre alunos e professores, quanto com os pais e amigos dos judocas.

“É um material de estudo em formato de jogo”, definiram os professores. Nas cartas, dados sobre história, princípios, nomes além de significados de gestos e técnicas da modalidade. “É um material que irá contribuir com os ensinamentos do sensei.”

Servirá, também, para fixar os conteúdos aprendido no dojô. “A ideia surgiu alguns anos atrás quando percebi a dificuldade dos meus alunos em memorizar o nome das técnicas”, disse o professor Robson, faixa preta, 3° Dan. “Alguns alunos, com sete ou oito anos de idade, ainda estão na fase de alfabetização no português. E, se no português eles ainda não aprenderam algumas palavras, no japonês fica bem mais difícil, devido a falta de convívio diário com a língua.”

O professor explicou que todos os cards foram produzidos por ele e o sensei Osvino, que além de faixa preta, é designer e desenhou as cartas, além de selecionar as fotografias utilizadas. O conteúdo foi chancelado tanto pela Comissão Estadual de Graus quanto pelo Conselho de Kodanshas e Comissão de Educação da FGJ, que fizeram sugestões para os modelos posteriormente impressos.

Para o professor Robson, além do aprendizado, os cards podem integrar os pais dos atletas: “Noto que quando os pais não foram ou não são praticantes de judô, têm certa dificuldade em compreender as técnicas. Então, os cards também são uma forma deles entenderem sobre a modalidade e ajudarem seus filhos”, afirmou.

Os JudoCards têm apoio institucional da Federação Gaúcha de Judô. Os contatos para se adquirir o material são por meio dos telefones 51-99677.6608 e 51-99807.7802, além do e-mail contato@talentoesportivo.com.br.

Posted in Notícias.

Deixe uma resposta