Mayra Aguiar é bicampeã do Grand Slam de Paris

A gaúcha Mayra Aguiar começou com o pé direito o ano olímpico. A judoca da Oi/Sogipa tornou-se, neste domingo, a primeira brasileira a faturar o bicampeonato do Grand Slam de Paris, um dos principais eventos do calendários internacionais e da temporada do judô. E isso a menos de 200 dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A medalha de ouro, de quebra, garantiu à judoca 500 pontos no ranking mundial, critério decisivo para a convocação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além dela, o Brasil faturou outros quatro pódios – bronzes com Victor Penalber (81 kg), David Moura (+100 kg), Sarah Menezes (48 kg) e Rafaela Silva (57 kg).
Colegas de clube de Mayra, Felipe Kitadai (60 kg) não chegou a disputar medalha em Paris, ainda no sábado, enquanto a pesado Rochele Nunes ficou na quinta colocação no domingo, após não disputar o bronze por conta de uma lesão.
Em Paris, Mayra subiu no tatame cinco vezes. E teve direito a fechamento com chave de ouro: na semifinal, vitória sobre a atual vice-campeã olímpica, Gemma Gibbons (GBR), e, na final, vitória no “clássico” contra a norte-americana Kayla Harrison, atual campeã olímpica. Por ippon, o golpe perfeito do judô.
“A técnica que a Mayra utilizou para vencer, o uchi-mata, foi muito treinada por nós nas últimas três semanas. A Mayra administrou muito bem as lutas e agora com esta vitória ela deve voltar a ficar entre as cinco melhores do mundo”, destacou o diretor técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Kiko também destacou a atuação de Rochele, que disputou pela primeira vez o Grand Slam de Paris. “Estou muito feliz com o desempenho da Rochele, que venceu atletas muito bem ranqueadas. É muito importante, neste momento de decisões, ter esses resultados”, avaliou. “Nosso foco é a classificação ao Masters, onde ela poderá garantir a classificação aos Jogos.”

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *