FGJ exalta resultados da base na Europa e comemora renovação

Afonso foi campeão na Rússia | Foto: CBJO grupo com as seleções brasileiras sub-17 e sub-20 de judô retorna ao País neste sábado após 17 dias de treinos e competições na Europa. Com sete gaúchos na delegação, os jovens desembarcam comprovando um investimento que vem dado certo no Rio Grande do Sul: o trabalho com novos talentos.

A temporada europeia foi a segunda para a base brasileira num período de três meses. Ao todo, 107 atletas das duas categorias intercambiaram entre março e maio. Nas seleções, havia gaúchos: Aléxia Castilhos, Carolynne Hernandez, Giovani Góes e Manoela Braga, pela sub-17; Afonso Baldigem, Brener Marcon, José Lucas Clossi e Paula Leboutte no sub-20.

Os judocas do Estado voltam com seis medalhas no Velho Continente – dois ouros, uma prata e três bronzes. Afonso (ouro e bronze), Giovani (ouro), Manoela (bronze e prata) e Aléxia (bronze) foram os que alcançaram o pódio, em diferentes etapas do circuito da European Cup.

Giovani Góes foi campeão da European Cup, em Ploietsi | Foto: Divulgação“Sem dúvida é um resultado muito satisfatório, porque premia muita gente”, afirma o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. “Desde o professor que orientou as primeiras técnicas até o treinador atual, passando, é claro, pelo esforço do próprio atleta”, acrescentou. O fato anima o dirigente por uma simples razão: “Muito provavelmente são estes atletas que defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Queremos fazer parte desta festa”.

Para isso, a FGJ tem investido em capacitação dos técnicos desde a base, até para seguir colhendo bons resultados. “Tão importante quanto ter uma atleta do quilate de Mayra Aguiar é a certeza de que vem mais por aí num futuro próximo”, disse.

Manoela Braga conquistou sua segunda medalha europeia na Romênia | Foto: CBJConforme o presidente Carlos Eurico, “a renovação do judô gaúcho é um processo muito importante e é tratada como tal”. “Clubes como Sogipa, GN União e Kiai têm seus projetos voltados para isso, assim como outras filiadas. Cabe a nós darmos apoio, o que nós temos feito e, assim, colhermos resultados”, completou.

Posted in Notícias and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta