Aspirando sonhos maiores, judocas do RS lutam no Pan-Americano

Felipe Kitadai já treina com quimono da Sogipa / Foto: Fernanda Davoglio / Divulgação SogipaCom cinco atletas do Rio Grande do Sul na delegação, a Seleção Brasileira de judô chegou nesta terça-feira a Guadalajara, no México, local da disputa do Campeonato Pan-Americano no próximo fim de semana. Além de valer pontos no ranking mundial, o evento servirá de teste para os Jogos Pan-Americanos, marcados para outubro.

No Pan, Taciana Lima, Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg); Felipe Kitadai (60kg) e Rodrigo Luna (90kg) defenderão o Brasil e o Rio Grande do Sul. De olho em Londres-2012, eles viajaram sonhando com a medalha de ouro no torneio, que renderá 180 pontos no ranking mundial, critério de classificação aos Jogos Olímpicos. A prata vale 108 pontos e o bronze, 72.

A questão foi bastante trabalhada nas últimas atividades em Porto Alegre, conforme o treinador dos atletas na Sogipa, e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Eles sabem da importância deste Pan-Americano, a pouco mais de um ano da Olimpíada”, observou. Kiko ainda comentou o número de representantes do judô gaúcho na Seleção Brasileira: “É fruto do trabalho e do esforço deles”.

Junto dos pontos no ranking mundial, o Campeonato Pan-Americano é a última competição classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. A vaga do país é assegurada a partir do ranking continental.

Além dos cinco atletas do Rio Grande do Sul, o Brasil será representado por Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Leonardo Leite (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Posted in Notícias and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta