Mayra é prata no Mundial de Tóquio

Mayra é prata no Mundial | Foto: CBJMayra Aguiar, judoca da equipe Oi/Sogipa, conquistou na madrugada desta quinta-feira a medalha de prata no Campeonato Mundial sênior, que está sendo realizado no Japão. Trata-se de um fato histórico. Afinal, nunca na história do judô brasileiro, uma judoca tinha sequer feito um final de Campeonato Mundial. Além disso, repete façanha de outro sogipano: em 2005, no Egito, João Derly foi o primeiro brasileiro a conquistar o mundo.

Para chegar ao inédito título vice-campeonato mundial, a atleta gaúcha passou por algumas das melhores atletas do planeta na categoria meio-pesado (-78kg) e venceu todas as medalhistas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Mayra começou a campanha com uma vitória sobre a representante da Coreia do Sul, Gyeong-Mi Jeong, medalha de bronze em Pequim, com um yoko de vantagem. Em seguida, pegou e venceu por ippon a medalhista de prata nos mesmos Jogos, a cubana Yalennis Castilhos. Na terceira luta, o desafio mais complicado até então: a campeã olímpica Xiuli Yang, da China. Mas Mayra não se intimidou, venceu e seguiu para a semifinal.

A adversária, então, foi a alemã Heide Wollert, atual caempeã da Europa e medalha de bronze no Mundial de Roterdã, em 2009. A vitória de Mayra veio com um ippon sensacional, abrindo caminho para a medalha de ouro. Na final, a adversária foi Kaila Harrison, dos EUA. Elas já haviam se enfrentado quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Infelizmente, a brasileira deixou escapar a vitória e a medalha de ouro na prorrogação da luta.

Posted in Notícias.

4 Comments

  1. Parabéns ao judô Brasileiro e Gaucho , Mayra que LONDRES seja vc a primeira judoca feminina a ser campeão olimpica , SSSHHHHOOOSSS…….

  2. Depois do fenômeno João Derly,vem Mayra Aguiar para deixar um legado que este povo é repleto de façanhas,parabéns seu técnico,sogipa e todos os judocas do RS.

Deixe uma resposta