Veteranos

HISTÓRICO DO JUDÔ MÁSTER GAÚCHO (2002 – 2008)


CAMPEONATOS NACIONAIS

O judô Máster gaúcho participou das primeiras competições em 2002, onde em todas as edições dos brasileiros Masters os judocas gaúchos sempre trouxeram pelo menos uma medalha para o Estado. Nesta primeira edição que o judô gaúcho participou trouxe duas medalhas, uma de ouro conquistada pelo nosso judoca Wilson Scandiel (Tatuzinho) e uma de bronze conquistada pela nossa judoca Iara Cunha (GAÚCHO).

Em 2003, na cidade de Araraquara/SP, o mesmo Tatuzinho conquistou o bicampeonato brasileiro Máster. Foi neste ano, que o judô gaúcho começou a mobilizar-se e aumentar os números de judocas inscritos.

No ano seguinte, na cidade de Bauru/SP, o judô gaúcho conquistou duas medalhas de ouro com as judocas Iara Cunha (GAÚCHO) e Eliane Pintanel (SOGIPA), duas pratas com os judocas Lorimar Fernandes (GAÚCHO) e Dulcinéia Pontes (UNIÃO) e uma medalha de bronze com a judoca Beatriz Acunha (GAÚCHO). Nesta edição, o judô feminino conquistou a prata no quadro geral.

No ano de 2005 em Praia Grande/SP, os judocas Willy Schneider, Iara Cunha e Beatriz Acunha (GAÚCHO) e Eliane Pintanel (SOGIPA) conquistaram a medalha de ouro. Em 2006, novamente em Bauru/SP, as judocas Masters surpreenderam o brasileiro sendo campeãs no geral, conquistando 4 medalhas de ouro com as judocas Iara Cunha (GAÚCHO), Eliana Pintanel (SOGIPA), Dulcinéia Pontes (UNIÃO) e Ane Vitória (GLOC) conquistam medalhas de ouro no campeonato brasileiro Máster. Willy Schneider (GAUCHO) obteve a medalha de prata, o judoca Merino (ULBRA) conquistou o bronze. Nesta edição, as gaúchas conseguiram quebrar a hegemonia paulista ganhando o campeonato por equipe,  enquanto a equipe masculina conquistou a medalha de bronze.

Em 2007, o judô gaúcho foi a capital paulista, disputar o brasileiro, conquistando duas medalhas de ouro com os judocas Marcelo Martins (UNIÃO) e Dulcinéia Pontes (UNIÃO) uma prata com o judoca Carlos Eurico Pereira (UNISC), e duas medalhas de bronze Júlio Coutinho (JUDOKAI, Bagé) e César Oliveira da Rocha (GAÚCHO). Na categoria Absoluto, Willy (GAUCHO) conquistou o bronze. A equipe gaúcha masculina conquistou a medalha de bronze por Equipes pelo segundo ano consecutivo.

O brasileiro máster em Campinas/SP de 2008 foi a competição que o judô gaúcho obteve o maior número de medalhas, tendo sido conquistadas 3 medalhas de ouro com os judocas: João Osório Marques Ribeiro (RITMO), Ivani Ferreira (VIAMÃO JC) e Márcia da Silva Melo, 5 medalhas de prata com os judocas: Carlos Eurico Pereira (UNISC), Willy Schneider (GAUCHO) e Juarez Weinmann (SOGIPA) no masculino, e no feminino as
judocas Dulcinéia Pontes (UNIÃO) e Ana Rita Borges. O judoca Márcio Moraes (GONDOLEIROS) conquistou a medalha de bronze. No campeonato por equipe, a equipe masculina conquista pela terceira vez consecutiva a 3ª colocação.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS

A primeira participação em um campeonato internacional máster foi do judoca Willy Schneider (GAÚCHO), que participou do Mundial Máster que foi realizado em Tours/França (2006). Willy dentre 36 judocas obteve o 7º lugar. No campeonato por equipe, Willy com a equipe brasileira, obteve a medalha de bronze.

Em junho de 2007, o mundial máster foi realizado em São Paulo. A equipe brasileira contou com mais de 15 gaúchos. Os gaúchos trouxeram na bagagem 4 medalhas de bronze, conquistadas pelas judocas Iara Cunha (GAÚCHO) e Eliane Pintanel (SOGIPA) e no masculino José Fernando Maduell (GONZAGA/PELOTAS) e José Airton (KODOKAN/LIVRAMENTO).

Em dezembro do mesmo ano os judocas Willy Schneider e Carlos Eurico Pereira foram os primeiros gaúchos a disputarem o Pan-Americano Máster, e fizeram bonito no solo Canadense. Willy (GAUCHO) conquistou 3 medalhas de ouro nas categorias M1, M2 e Absoluto. Carlos (UNISC) foi campeão na categoria M2 e ficando em 2º lugar no Absoluto. Schneider e Pereira integraram a equipe brasileira onde conquistaram a medalha de ouro no por Equipes.

Em 2008, a FGJ através da nova presidência (Carlos Eurico Pereira) trouxe ao Rio Grande do Sul, o 1º Sul-Americano Máster de judô, onde teve a participação de mais de 250 atletas. Participaram judocas do Brasil, Argentina, Uruguai e Peru. O Rio Grande do Sul conquistou no total 56 medalhas no individual.

Porto Alegre, janeiro de 2008.
Sensei Willy Schneider (3º dan) – Supervisor Máster FGJ