De olho no Mundial sub-21, Kiai e GN União valorizam participação em Graz

De olho no Mundial, Kiai e GN União valorizam participação em Graz

A medalha não veio, mas o saldo foi positivo da participação dos quatro judocas gaúchos que lutaram no European Cup de Graz, na Áustria. Henrique Gusmão e Vitor Fagundes, do GN União, e Paulo Rodrigues e Felipe Bothomé, da Kiai, participaram do evento no último fim de semana, no que marcou a estreia deles em tatames europeus.

“Esta estreia deles num campeonato tão forte, em que haviam várias nações lá, incluindo Geórgia e Japão, as duas principais forças atualmente do mundo, abre muito o leque deles”, avaliou o técnico da Kiai Guilherme Góes. “Os dois estão bem colocados no ranking nacional e ainda têm chances de ir para o Campeonato Mundial sub-21. Então essa participação deles foi fundamental na corrida pelo Mundial deste ano.”

Para o sensei Rafael Garcia, do GN União, o resultado da dupla Gusmão e Fagundes foi muito bom. “A competição é que mostrou que os meninos estão competitivos em nível internacional, apesar de ser a primeira experiência em nível mundial deles. Eles já tinham ido para o Pan-Americano e Oceania, mas ainda não tinham lutado com atletas da Ásia e da Europa”, citou. “Constatamos que estamos no caminho certo. Lógico que gostaríamos da medalha e treinamos para isso, mas a gente sabe que o judô é feito de processo. E os meninos ainda estão nos seus processos”, complementou Garcia, destacando o período de mais dois dias de treino com judocas europeus.

O grupo permanece na Europa nesta semana para treinamento de campo. Diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô e técnico da equipe sub-21 do Brasil, Douglas Potrich, integra a delegação.

Góes também destacou o fato de o torneio colaborar na transição e salientou a iniciativa da CBJ em realizar o Aberto sub-23: “Essa classe vai ser fundamental na transição para o sênior. Vai ajudar muito e abrir muito a visão deles tanto para o Mundial quanto na inserção deles na classe sub-23 no decorrer deste ano e no ano que vem”.

Posted in Notícias and tagged , , , .

Deixe uma resposta