Atletas comemoram período de treinos em Portugal

Atletas comemoram período de treinos em Portugal

Foi uma longa espera. Mas, se a situação já não voltará ao normal, ao menos vai dar para matar a saudade dos treinos no tatame. Isso para um grupo de atletas da Seleção Brasileira, do qual fazem parte nove atletas da Sogipa. Eles viajam para um período de treinamentos de mais e um mês em Portugal nesta sexta-feira.

Será, acima de tudo, um alívio para a cabeça: “Vai ser muito bom voltar a ter uma rotina, se alimentar, ter ao lado os profissionais de cada área. Isso vai ser muito importante”, avalia Daniel Cargnin. “Com todo o cuidado, a gente vai avançando pouco a pouco.”

A pandemia interrompeu a programação normal de treinos e competições ainda em março. Depois de quase dois meses sem atividades, os atletas profissionais estão na nona semana de treinos físicos. Também integrante da delegação, Maria Portela revela que não vê a hora de um randori: “Vamos conseguir focar nos treinos com quimono, randoris e treinos técnicos. O que é muito bom”, diz ela, que cita outra vantagem da ida à Europa neste momento: “Lá é verão e podemos aumentar um pouco a intensidade do treino”.

Tal como Daniel, Portela vê um reforço mental para o grupo: “Estamos há muito tempo em casa. A questão psicológica vai fazer muita diferença”, garante. “Vai ser extremamente positivo.”

“Um passo além”

Quem também vê com bons olhos a ida da delegação brasileira a Portugal é o sensei Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Estávamos no limite do que os decretos permitiam. Indo para a Europa, um local onde as autoridades sanitárias estão mais flexíveis, nós vamos fazer treinos completos, treinos de judô”, avalia. “É muito importante, porque o objetivo principal é a competição. “Estávamos muito estagnados apenas com a preparação física. Foram nove semanas só de preparação física. Os atletas já viajam na sexta-feira e vão dar um passo além.”

Além de Daniel e de Portela, também embarcam para Portugal: Nathália Brígida, Aléxia Castilhos, Ketleyn Quadros e Mayra Aguiar; David Lima, João Pedro Macedo e Leonardo Gonçalves. Ao todo, 28 atletas da Seleção Brasileira irão compor a delegação para o treino, que é oferecido e financiado pelo Comitê Olímpico do Brasil.

Treinos até 29 de agosto

A delegação passará por uma bateria de exames e testes de identificação de Covid-19 antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir todas as exigências de segurança das autoridades portuguesas durante a estadia em terras lusitanas.

Na primeira fase de treinos, a delegação brasileira ficará concentrada no Centro de Treinamento de Rio Maior. Em seguida, partirão para Coimbra, onde poderão treinar com a seleção portuguesa de judô até o dia 29 de agosto.

Posted in Notícias and tagged , .

Deixe uma resposta