FIJ lança protocolos sanitários para prática segura de judô

A Federação Internacional de Judô publicou nesta semana um documento com sugestões de protocolos sanitários para a prática segura do judô em clubes e academias no contexto da pandemia de Covid-19. O guia foi produzido pela Comissão Médica da IJF com apoio da Federação Francesa de Judô, da Federação de Judô de Portugal e da Comissão Médica da União Europeia de Judô.
“O principal requisito para implementar essas diretrizes é que as autoridades locais retirem as medidas de isolamento social ou lockdown e que as pessoas possam sair de casa e se reunir sob certas condições”, ressalta a FIJ. “O objetivo dessas diretrizes é mitigar o risco de infecção pelo Covid-19 o máximo possível no nível do clube, pois o perigo não pode ser completamente eliminado sem um programa de vacinação ou teste do Covid-19 eficaz e abrangente.”
A FIJ entende que cada país está em um nível diferente de infecção e que não há uma regra única para todos. As fases sugeridas no protocolo são, portanto, baseadas em cenários hipotéticos numa ordem gradual de vigilância que pode mudar de acordo com a realidade local de clubes e Confederações que optem por seguir essas diretrizes.
Entre as medidas propostas no documento da FIJ estão, por exemplo, o uso de máscaras durante o treinamento, a limitação no número de praticantes no dojô, o distanciamento social, boas práticas de desinfecção e limpeza do tatame, entre outras.
No Rio Grande do Sul, desde segunda-feira foi adotado o Distanciamento Social Controlado, que restringe ou flexibiliza as medidas de isolamento dependendo de cada região, incluindo práticas esportivas. Aqui, em vídeo, como funciona esse sistema.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *