Governo do RS homenageia atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos

Atletas do RS que disputarão o Pan de Lima são homenageados

O governo do Rio Grande do Sul realizou uma homenagem aos atletas gaúchos que irão competir nos Jogos Pan-Americanos de Lima, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. A solenidade, proposta pelo secretário de Esporte e Lazer, João Derly, e o governador Eduardo Leite, foi realizada na manhã desta quinta-feira, no Palácio Piratini.

No grupo os homenageados estão os seis judocas da Sogipa convocados para a competição: Aléxia Castilhos, Daniel Cargnin, Leonardo Gonçalves, Mayra Aguiar, Nathália Brígida e Rafael Macedo. Além deles, o Rio Grande do Sul terá representantes no atletismo, canoagem, esgrima, tiro esportivo, tênis, vela, ginástica rítmica e natação.

Em seu discurso, o secretário João Derly destacou a importância do evento na carreira dos atletas. “É um importante instrumento de fortalecimento dos atletas, que também serve como preparação e avaliação para os Campeonatos Mundiais e os Jogos Olímpicos”, salientou ele, que participou de duas edições do Pan, em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007, quando conquistou a medalha de ouro.

Desta edição lembrou-se Mayra Aguiar, medalhista no Rio. Ela citou que foi o primeiro grande evento em que ela lutou pelo Brasil. Mayra ganhou uma bandeira do Estado e garantiu que a levará para Lima. “Vou levar para lembrar da nossa casa. O povo gaúcho é muito guerreiro e tem muitas façanhas”, discursou. “A gente não pode prometer medalha, mas prometemos empenho. Todos nós vamos com muita garra para fazer bonito.”

Cação Eduardo Leite
O governador Eduardo Leite, que em sua gestão recriou a Secretaria de Esporte, exaltou o papel do esporte para a sociedade. “Quando vocês se esforçam em um campeonato tão relevante quanto o Pan, vocês dão exemplo. Por isso, agradecemos este esforço! Assim como quem está na retaguarda, quem trabalha e investe no esporte”, disse.

Presente na solenidade, o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação, destacou o papel do governo em prol do esporte gaúcho. Cação ressaltou a qualidade dos judoca gaúchos para esta edição do Pan: “É um recorde de participantes, o que é fruto de um trabalho sério desenvolvido no Rio Grande do Sul. Certamente o desempenho dos atletas convocados da Sogipa é uma inspiração para todos os outros que estão no tatame nas nossas competições e procurando dar o seu melhor”.

Posted in Notícias and tagged , , .

Deixe uma resposta