Primeiro título mundial de João Derly completa dez anos

Bicampeonato Mundial de João Derly completa dez anos

Ainda em clima de festa pelo bicampeonato mundial de Mayra Aguiar, o judô gaúcho relembra nesta sexta-feira, 15 de setembro, os dez anos da segunda conquista mundial de João Derly. A façanha, até então inédita e só há poucos dias igualada, foi realizada em casa, no Rio de Janeiro, diante da torcida brasileira.

“Conquistar o título no Brasil, com a torcida ao lado, foi um momento espetacular. Lembro com muito carinho da torcida me dando forças nos momentos mais difíceis das lutas e vibrando comigo a cada vitória até o título mundial. Além disso foi a consolidação do esporte que, desde então, vive uma era dourada em mundiais e Jogos Olímpicos”, comentou o ex-judoca e hoje deputado federal. Dois anos antes, Derly já havia sido o responsável por essa elevação, tornando-se o primeiro brasileiro a faturar o título mundial, no Cairo-2005.

A coincidência dos dez anos de seu bicampeonato mundial com o feito de Mayra animaram Derly. ˜Comemoro os dez anos do título do Rio, duas vezes, vendo a Mayra também conquistar o bi, fazendo da Sogipa, a casa do judô no Brasil. É um orgulho enorme ver a menina que que vi cresce e que ajudava nos treinamentos tornar-se a maior judoca do nosso país e me emociona ouvir dela que fui fonte de inspiração“, afirmou.

Clássico na final

Para chegar ao topo do pódio no Rio-2007, João Derly venceu o cubano Yordanis Arencibia, seu principal adversário à época, numa final emocionante e decidida no golden score. Antes, porém, o caminho não havia sido menos complicado. Derly venceu o chinês Wu Ritubilige na estreia e seguiu contra o mongol Sanjaasur Myaragchaa e o australiano, Ivo dos Santos. Na semifinal, o gaúcho venceu o armênio Armen Nazaryan.

Posted in Notícias and tagged .

Deixe uma resposta