Judô gaúcho terá oito judocas no Pan-Americano de Lima

Judô gaúcho tenta vagas na base da Seleção Brasileira

Mais de 60 judocas do Rio Grande do Sul vão entrar em ação a partir desta quinta-feira para tentar um lugar nas categorias de base da Seleção Brasileira. As disputas serão no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, onde a Confederação Brasileira de Judô realiza a seletiva das equipes de base, que vai desta quinta-feira até o próximo domingo.

O grupo de judocas do Rio Grande do Sul é oriundo de seis equipes: Sogipa (25 atletas), GN União (14), Kiai (12), Rodrigo Bilhar (3), Avenida Tênis Clube (1) e Recreio da Juventude (10) e forma a terceira maior delegação do evento atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Participarão da competição quase 900 atletas de todo o país, de acordo com a CBJ.

O primeiro dia de de combates será reservado ao sub-18 masculino. Sexta-feira será a vez das lutas do sub-18 feminino. A categoria sub-21 começa no sábado com o masculino e termina no domingo, com o feminino.

De olho na pontuação

A seletiva vale muito: além de poder garantir uma vaga na Seleção Brasileira sub-18 ou sub-21, a disputa também renderá pontos que serão computados no ranking nacional, que será base para futuras convocações na equipe principal do Brasil. Os oito primeiros também garantem classificação aos recém-criados Meetings sub-18 e sub-21, novidades do calendário nacional da próxima temporada. No ano que vem, quem somar mais pontos encaminha a convocação para competições como o Pan-Americano e o Mundial nas respectivas categorias.

Os campeões da seletiva levam para casa 145 pontos no ranking; os segundos, 100; os terceiros, 80; os quartos, 70; os quintos colocados, 65; e os sétimos, 50 pontos. Quem apenas participar, levará 10 pontos.

Oportunidade

“Temos equipes fortes e descentralizadas”, analisa o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação, destacando o fato de o Rio Grande do Sul ir para a disputa com representantes de seis clubes. “Formamos a terceira maior delegação do torneio, o que é uma responsabilidade adquirida com os bons resultados que temos alcançado na base nos últimos anos.”

Para ele, os atletas terão na seletiva a oportunidade de mostrar sua força e crescer no cenário nacional, visando futuras convocações. “É uma trajetória, que começa nos treinos no clube, passa pelos torneios organizados aqui, depois os nacionais. Agora é a hora de conquistar uma vaga para representar o Brasil em eventos internacionais”, ressaltou.

Atletas que participarão:

SOGIPA  ATC  BILHAR  RECREIO  KIAI  GNU

Técnicos inscritos:

SOGIPA  ATC  BILHAR  RECREIO  KIAI  GNU 

Posted in Notícias and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta