Judocas do RS no Rio-2016 terão “apoio caseiro” na reta final

O Rio de Janeiro fica a mais de 1, 1 mil quilômetros de distância de Porto Alegre. Mas na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar não vão sentir falta do sotaque gaúcho em meio aos últimos treinamentos na concentração para as lutas, que começam em 6 de agosto.
Isso porque quatro profissionais do Rio Grande do Sul estarão auxiliando diretamente o grupo da Seleção Brasileira, três deles da Sogipa, clube do trio olímpico: o preparador físico Wagner Zaccani, o treinador Moacir Mendes Júnior e o diretor técnico do judô do clube, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Além deles, o sensei Douglas Pötrich será um dos treinadores que auxiliará a Confederação Brasileira de Judô neste período.
Ex-atleta da Seleção até o último ciclo olímpico de Londres-2012, Moacir desenvolve o trabalho mais recente na CBJ, sendo assistente técnico de ne waza. “É uma honra poder fazer parte desta Olimpíada e poder ajudar os atletas com uma das coisas que mais me dediquei a vida”, comentou ele, em sua página no Facebook.
Zaccani já está há mais tempo com o grupo principal da Seleção, enquanto Douglas é treinador das categorias de base do Brasil. Kiko ajudará nos treinos na reta final, tal como já fizera antes em determinados períodos de treinamentos de campo da Seleção.
A judoca Maria Portela exaltou esta aproximação: “Procuraram aproximar o trabalho do clube com o da Confederação. Isso é extremamente importante. Não dá para ficar concentrada uma semana e na volta fazer algo totalmente diferente”, pontuou a atleta do peso médio, que disputa sua segunda edição dos Jogos Olímpicos no dia 10. “Alinharam isso e foi muito bom, levando os técnicos dos clubes para a Confederação. Isso somou bastante”, garantiu.
A concentração final da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro iniciou no último domingo, em Mangaratiba, no estado fluminense. Os atletas ficarão lá até irem para a Vila Olímpica, dois dias antes de suas respectivas lutas – os combates de judô ocorrem de 6 a 12 de agosto. Até esta quinta-feira, todos os 14 judocas que representarão o Brasil estarão na atividade, sendo auxiliados por 117 pessoas da CBJ.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *