Mundial Astana

Mundial de Astana começa nesta segunda-feira

Chegou a hora do principal compromisso do ano para a Seleção Brasileira de judô, da qual fazem parte os sogipanos Felipe Kitadai, Maria Portela, Mayra Aguiar e Rochele Nunes. Eles disputam o Campeonato Mundial sênior, em Astana, no Cazaquistão, a partir da próxima segunda-feira.

O ligeiro Kitadai é o primeiro dos sogipanos a entrar no tatame, já na segunda-feira. Portela e Mayra – que tentará o bicampeonato mundial – tem seus combates marcados para sexta-feira, enquanto a pesado Rochele Nunes tenta o pódio no sábado. Para domingo está programado o Mundial por equipes.

Ao todo, a Seleção Brasileira será representada por 18 judocas no Cazaquistão. “Estamos trabalhando focados há meses neste Mundial”, destaca o coordenador técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Chegamos com mais responsabilidade em 2015, pois queremos defender o título da Mayra.”

O Mundial em Astana será o último antes da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. Para Kiko, é um fator motivante: “Os atletas darão seu máximo em Astana e com certeza quem for campeão despontará como favorito no Rio, além de garantir uma boa colocação no ranking mundial, o que pode assegurar um bom chaveamento no Rio”, completou.

João Derly na torcida

Primeiro brasileiro campeão mundial no Cairo-2005 e ainda o único brasileiro bicampeão mundial, o ex-judoca João Derly acompanhará o Mundial de perto. Ele foi convidado pela Federação Internacional de Judô para prestigiar o evento. Em Astana, ele receberá o título de embaixador do judô e, inclusive, entregará medalhas aos vencedores.

O convite para ocupar o cargo de Embaixador do Judô – cuja principal função é a incentivar o desenvolvimento da modalidade com forma de promoção social – partiu do presidente da FIJ, o austríaco Marius Vizer. Derly, que hoje é deputado federal, será o único brasileiro a ocupar o cargo.

Lutas começam de madrugada pelo horário brasileiro

O horário de Astana é nove horas à frente do de Brasília. Pela programação do Mundial, as lutas preliminares começarão às 2h. As disputas finais ocorrem a partir das 8h. A competição será transmitida ao vivo no Brasil pelos canais de TV Esporte Interativo, ESPN, SporTV 2 e Band Sports.

Posted in Notícias and tagged , , , , .

Deixe uma resposta