frente parlamentar esporte

João Derly lança Frente Parlamentar Mista do Esporte no Rio Grande do Sul

Em cerimônia prestigiada por dezenas de autoridades esportivas e do cenário político gaúcho, foi lançada na manhã desta segunda-feira a Frente Parlamentar Mista do Esporte. Presidida pelo deputado federal João Derly (PCdoB/RS), a frente visa ser um fórum permanente de debates em favor do esporte.

“Precisamos aproveitar o momento propício devido à proximidade dos Jogos Olímpicos e fazer um movimento de fortalecimento das políticas de apoio ao esporte, inclusive buscando fontes de recursos”, destacou Derly, que quer que o legado dos Jogos não seja apenas viso nas obras, mas com a criação de uma cultura esportiva para o país.

Seis deputados estaduais (Manuela D’Avila, Any Ortiz, Adão Villaverde, Juliano Roso, Miguel Bianchini e Ronaldo Santini) e três federais (Ronaldo Nogueiro, Carlos Gomes e Danrlei) compareceram ao lançamento da Frente, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Também estiveram presentes vereadores de vários municípios do Rio Grande do Sul, o presidente da Fundergs, Cassiá Carpes, e os presidentes do Grêmio, Romildo Bolzan, do Inter, Vitorio Piffero, da Sogipa, Ricardo Schwarz, e do Grêmio Náutico União, Francisco Schmidt.

Presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira prestigiou o lançamento da Frente e elogiou a postura do bicampeão mundial de judô como parlamentar. Assim como judocas e diversos professores presentes, o dirigente da FGJ fez coro ao pedido para que seja restabelecida a Secretaria Estadual de Esporte.

Em discurso, a campeã mundial Mayra Aguiar relatou como é difícil ser atleta de alto rendimento no Rio Grande do Sul, pois atletas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo contam com mais recursos à disposição. “Precisamos ter mais tranquilidade para poder treinar e competir”, frisou ela.

Frente Parlamentar em âmbito nacional

A Frente Parlamentar Mista do Esporte já havia sido lançada oficialmente em Brasília no dia 26 de março, igualmente prestigiada por várias autoridades esportivas brasileiras, como o ministro dos esportes, George Hilton, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Conforme Derly, o ministro garantiu que a Frente será um espaço de diálogo como a Pasta do Esporte.

O legado da Olimpíada de 2016, a criação de uma política permanente de incentivo ao esporte em todo o Brasil e novas formas de financiamento para a atividade estarão na pauta da Frente Parlamentar Mista do Esporte nos próximos meses.

Posted in Notícias and tagged , .

Deixe uma resposta