Mayra, Kitadai e Portela são homenageados em almoço no Piratini

Tarso recebeu olímpicos do RS no Piratini | Foto: Caco Argemi / divulgaçãoOs atletas e treinadores gaúchos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres foram homenageados nesta quinta-feira pelo governador Tarso Genro. Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai, entre outros, estiveram presentes e ganharam camisetas e almoçaram com seus familiares no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Tarso agradeceu aos atletas por terem divulgado o nome do Rio Grande do Sul no exterior e afirmou que o esporte de alto rendimento cria exemplos de caráter e perseverança para os demais jovens. “Nada substitui essa participação coletiva, esse conjunto e esse esforço que todos vocês fizeram para obter um bom desempenho. Vocês são um orgulho para o nosso povo gaúcho”.
Medalhista de ouro no voleibol feminino, Fernanda Garay teve participação decisiva na conquista. Foi dela o último ponto que garantiu o lugar mais alto do pódio para o Brasil. “É indescritível ter essa medalha no peito. Ela é a coroação de uma vida inteira de abdicação e treinamento”, ressaltou Fernanda, que presenteou o governador com uma camisa da seleção brasileira de vôlei.
RS Olímpico
O secretário estadual do Esporte e Lazer (SEL), Kalil Sehbe, saudou duas iniciativas do Governo do Estado para a área. Uma delas é o programa RS Olímpico, que buscará qualificar a infraestrutura e preparar atletas gaúchos para futuras competições. A segunda é a Lei de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no final do ano passado e atualmente em fase de regulamentação na Casa Civil.
“O RS Olímpico objetiva o desenvolvimento do esporte desde as escolas até o alto rendimento. Já o Pró-Esporte será um novo caminho para todos aqueles que acreditam no esporte como saúde, educação, integração social e qualidade de vida”, antecipou Sehbe. Segundo ele, o RS Olímpico deverá ser lançado em outubro e a previsão é de que o Pró-Esporte esteja regulamentado até o final deste ano.
Dos 19 atletas gaúchos que participaram dos jogos de Londres, nove conquistaram medalhas. Os clubes porto-alegrenses Sogipa e Grêmio Náutico União e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberam R$ 300 mil do Governo do Estado como incentivo, através de convênio assinado com a Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), entidade vinculada à Secretaria do Esporte e Lazer (SEL).
Além do trio judoca, estiveram no Piratini Fernanda Garay (vôlei), Graciele Hermann (natação), Guilherme Toldo (esgrima) e Adrian Gomes (ginástica olímpica).

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *