Motivada, Manoela avisa: “Quero vencer a segunda seletiva”

Campeã no sub-20,             Manoela Braga estará em ação no Brasileiro sênior | Foto: Fernanda Davoglio / SogipaEla surpreendeu a todos na primeira parte da seletiva para as Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, realizada em fevereiro. Superou adversárias mais experientes e garantiu presença na segunda fase. Manoela Braga, de apenas 15 anos, surge no judô nacional visando sempre estar no melhor nível possível.

Mesmo com pouca idade, a atleta da Oi/Sogipa já foi campeã pan-americana, tricampeã brasileira, campeã brasileira junior (sub-20), campeã sul-brasileira e campeã da Copa Revelação, na qual, eleita melhor judoca do evento, ganhou uma passagem para assistir o Mundial no Japão.

É um currículo e tanto para uma atleta tão jovem. Mas, se depender dela própria, só deve aumentar daqui para frente.

Confira entrevista que ela concedeu a Raphael Gomes, da assessoria de imprensa da Sogipa. Clique aqui para ler a original

Sogipa – Como foi que você começou no judô?

Manoela Braga – Eu comecei aos seis anos. Toda a minha família já praticava: mãe, tia e primos.

Sogipa – Como foi a chegada a Sogipa?

Manoela Braga – Como eu já tinha todo um grupo familiar que já praticava o judô aqui na Sogipa, fui natural eu ter vindo treinar aqui também.

Sogipa – Em quem tu te inspiras para treinar?

Manoela Braga – Nas minhas colegas Mayra Aguiar e Taciana Lima. A Taciana é uma segunda mãe para mim, eu sempre falo isso para ela (risos).

Sogipa – O que elas te passam diariamente?

Manoela Braga – Elas me acalmam muito. Mas, principalmente, dizem que eu não tenho que lidar com pressão. Afinal, sou muito nova e não tenho que me preocupar tanto assim.

Sogipa – Na primeira seletiva de Londres fostes a “surpresa”, o que tem a dizer sobre isso?

Manoela Braga – Eu fiquei realmente muito surpresa. Mas eu treinei e me preparei muito para esta primeira parte da seletiva. Eu queria muito ganhar, e acho que isso fez a diferença.

Sogipa – Como você lida com a pressão de ser uma das grandes promessas do Brasil? Isso te motiva ainda mais?

Manoela Braga – Eu tento ficar o mais tranquila possível antes de toda as minhas lutas. Sei que pelo fato de eu ser muito nova, a expectativa em torno de mim acaba se tornando muito maior. No entanto, minha família está sempre presente e me apoiando, é isso que me dá ainda mais forças.

Sogipa – E qual a expectativa para a segunda parte da seletiva?

Manoela Braga – Sem dúvida nenhuma é ganhar. Se eu fui bem na primeira parte, porque não posso ir bem na segunda também? É claro que eu tenho noções de toda a dificuldade que isso exige. Sei também o quão preparadas todas as minhas adversárias estarão, mas não posso desanimar.

Sogipa – Você acredita que pode estar em Londres em 2012?

Manoela Braga – Eu quero muito disputar essa Olimpíada. No entanto, é muito difícil. Especialmente por causa do ranking mundial.

Sogipa – E no Rio de Janeiro, em 2016, o que podemos esperar da Manoela?

Manoela Braga – Todos podem ter a certeza de que em 2016 eu vou estar muito mais preparada do que agora. E, vou seguir treinando para estar no melhor nível possível.

Posted in Entrevistas and tagged .

One Comment

  1. Manoela Braga , assim como tantas que veem surgindo no JUDÔ GAUCHO tem se destacado e isso só mostra o trabalho de todos dentro da FGJ para a classe feminina que certamente nos trará muitas medalhas , continuem acreditando sempre , SSSHHHOOSSS……..

Deixe uma resposta